Acesso por biometria: como é feito?

Com o aumento do número de fraudes e invasões em diversos ambientes, tem sido cada vez mais necessário aprimorar a segurança dos locais, garantindo melhor controle de fluxo das pessoas. Graças ao avanço das tecnologias nos equipamentos, o acesso por biometria é um dos métodos mais efetivos para controlar entradas e saídas.

Muito seguro, o acesso por biometria pode ser implementado em vários locais. Ficou curioso? Continue a leitura deste conteúdo preparado pelo blog do CAaaS para saber mais sobre como essa tecnologia funciona.

O que é biometria?

Se você não sabe o que é biometria, pode ficar tranquilo: o CAaaS explica esse método cada vez mais popular nos últimos tempos. Ele é uma forma de reconhecer informações de uma pessoa por meio de características individuais específicas, bem conhecido através da impressão digital e que está cada vez mais popular nos últimos tempos com o crescimento do reconhecimento facial.

Por captar informações exclusivas de cada indivíduo, esse é um dos métodos mais seguros e confiáveis. Ele pode ser usado em diversos setores, diminuindo ainda mais as possibilidades de fraudes.

O que muitos confundem é a forma do reconhecimento: a biometria pode ser tanto digital (captando as marcas individuais dos dedos) quanto facial (reconhecendo o rosto). Tudo isso é feito por meio de um hardware de apoio com leitor biométrico. Esses são os mais conhecidos e utilizados, mas também existem outros métodos, como por fluxo sanguíneo, palma da mão e íris.

Como funciona o controle de acesso por impressão ou digital?

Para uma pessoa acessar determinado ambiente, ela precisa fazer um cadastro da impressão facial e/ou digital. O sistema coleta essas informações pessoais, captando uma foto do rosto ou um escaneamento do dedo.

Ele linka estes dados a um código que pode ser um número de matrícula ou CPF, por exemplo, mas sem pegar nenhum outro dado sensível dos clientes, como nome, telefone e email.

As informações ficam exclusivamente nos sistemas de controle de acesso ou gestão do estabelecimento que possuem as regras de negócio. Ao receberem dos sistemas do CAaaS o código fornecido no cadastro, devolve uma informação de acesso liberado ou não e guarda o histórico. Assim, elas ficam armazenadas nele — é claro, com muita segurança e privacidade no banco de dados!

Então, sempre que a pessoa solicitar acesso a determinado lugar, ou seja, mostrar o rosto ou a digital ao hardware, a tecnologia analisará se as informações são compatíveis. Se forem, ela enviará estas informações para o sistema de gestão ou controle de acesso do cliente, que devolverá uma permissão de acesso ou não.

É muito comum que esse hardware de apoio que verifica os dados da face ou da impressão digital esteja acoplado em uma catraca, por exemplo. Esse é um meio de controle de acesso bastante usado nos setores que necessitam desse tipo de gestão. Retomando, os métodos por biometria funcionam basicamente desta forma:

  • controle de acesso facial: compara as informações fornecidas no momento do cadastro com as do acesso atual para identificar quem é a pessoa e solicitar ao sistema de gestão a autorização do acesso.
  • controle de acesso por impressão digital: lê os dados exclusivos das digitais oferecidas por cada pessoa para entrar ou sair, comparando com os dados que foram dados no cadastramento e solicitando o acesso ao sistema.

Esse acesso pode falhar?

O acesso pode falhar mesmo se a pessoa tiver cadastro? Bom, nesses casos, é importante entender que isso pode acontecer — afinal, é uma tecnologia. Porém, esse caso é raro. Um dos motivos é que a digital ou o sensor de leitura podem estar sujos.

Pessoas de idade, crianças e pessoas que trabalham com material químico também podem ter uma impressão digital de baixa qualidade, o que dificulta a identificação. Até mesmo os órgãos oficiais às vezes têm dificuldades para cadastrar algumas pessoas e acabam registrando os 10 dedos para poderem ter mais dados em caso de uma necessidade.

Além disso, caso o acesso seja pela face, os acessórios usados ou a iluminação do ambiente podem dificultar a identificação, por exemplo, por isso é muito importante analisar bem o local e a população para escolher a melhor tecnologia e também a melhor forma de usá-la.

Porém, não precisa se preocupar: isso pode ser resolvido facilmente por quem entende do assunto!

Quais são as vantagens da biometria?

Graças à tecnologia de ponta, a biometria segue sendo uma das principais alternativas para a segurança das pessoas e dos ambientes. Ela garante a exclusividade do usuário.

Agora, você já está pronto para implementar essa tecnologia em seus locais. Além de todas as informações já listadas, é possível considerar outros benefícios vistos no acesso por biometria. Veja só:

  • proteção contra pessoas não autorizadas;
  • cadastros ilimitados;
  • espaço limitado;
  • precisão de dados;
  • redução no tamanho de filas;
  • trabalho automatizado sem necessitar de uma pessoa física;
  • autonomia do usuário;
  • segurança e privacidade de alto nível;
  • controle de frequência.

Onde o acesso biométrico pode ser utilizado?

O controle de acesso por biometria, como você já sabe, é uma forma de garantir a segurança de diversos locais. Ele regula quem pode circular ou não, limita a entrada a determinados lugares e, principalmente, controla o fluxo de pessoas.

A solução é ideal para diversos ambientes. Condomínios residenciais, empresas, prédios comerciais e corporativos, escolas, universidades, portarias e até mesmo os clubes e academias são bons exemplos.

Além disso, a decisão de implementar a biometria colabora muito para os protocolos de segurança. A integração entre a tecnologia de ponta e a autonomia de quem irá acessar o local não apenas facilita o fluxo, mas também mantém tudo mais protegido.

Saiba tudo sobre controle de acesso por biometria no blog do CAaaS!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é o acesso por biometria, onde ele pode ser implementado e as principais vantagens, está na hora de aprender sobre outras aplicações e sobre a locação de catracas.

Continue navegando pelo blog para conferir mais conteúdos como este. Acesse o site para contratar os serviços oferecidos pelo CAaaS, como assistência técnica com um time de especialistas. Finalmente chegou o “fim das catracas paradas”. Não perca!

Compartilhe esta notícia

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Conheça nossa solução por locação e todos os benefícios que o seu negócio pode ter

O período mínimo de locação é de um mês. Depois do primeiro mês, use o nosso controle de acesso pelo tempo que quiser.
Em caso de cancelamento, basta nos enviar co 30 dias de antecedência e nos enviar de volta os equipamentos, sem taxas ou multas de rescisão.