A segurança em condomínios residenciais tornou-se uma prioridade para famílias e moradores tanto de grandes centros quanto de cidades pequenas. Devido ao número crescente de invasões e crimes, é necessário tomar medidas de proteção.
Segundo um levantamento feito pela Real Time Big Data, instituto que realiza pesquisas e dados em auxílio ao terceiro setor, cerca de 69% das pessoas consultadas buscam a segurança como prioridade na hora de decidir a moradia.
Por isso, para explicar formas de garantir a segurança em condomínios residenciais, o blog do CAaaS preparou este conteúdo com dicas imperdíveis. Continue a leitura para saber mais!
Desafios vistos na segurança dos condomínios
Os desafios para manter a segurança em condomínio são grandes, afinal, são muitas pessoas em um mesmo ambiente que devem seguir regras específicas. Estas são indispensáveis para a integridade de todos.
A entrada e a saída dos condôminos, a frequência de prestadores de serviços e visitantes, o controle de fluxo e a garantia de que os portões estarão corretamente fechados são alguns dos principais pontos para a fiscalização.
Além disso, é necessário pensar em outras formas de apoio para ter esse controle. Portarias automáticas e humanizadas, cadastramento correto das pessoas, instalação de sistemas de alarmes e até mesmo câmeras de vigilância para um monitoramento ainda mais seguro são ótimos exemplos. Isso mantém tanto os moradores quanto as instalações e a infraestrutura do condomínio mais protegidos.
Qual é a importância da fiscalização?
A segurança em condomínios residenciais precisa ser uma prioridade de todos. Seja em um conjunto de casas, seja de apartamentos, ela assegura o bem-estar, a privacidade, a integridade, a preservação das instalações e o cumprimento das normas de segurança.
Principais dicas de segurança em condomínios residenciais
Quer conferir as dicas de segurança para condomínios? Se você chegou até aqui, pode estar ansioso para ler essas sugestões e aplicar em sua moradia, não é mesmo? Acompanhe a seguir.
1. Comunique-se com os moradores
É muito importante que todos estejam de acordo sobre o método de segurança a ser instalado no local: pode ser por meio de uma empresa especializada ou de alarmes e câmeras. Além disso, é muito importante manter a comunicação, alinhando formas de manter entradas e saídas protegidas. Vale ressaltar a responsabilidade de todos os moradores ao entrar e sair.
2. Treine os funcionários
Prepare os funcionários que estão na recepção do condomínio. Eles devem saber sobre a operação, as regras de vigilância e os métodos de segurança implementados. Assim, todos ficam a par da situação, sabendo como evitar possíveis confusões.
Os porteiros, por exemplo, devem saber sobre os tipos de liberação. Esses profissionais precisam estar capacitados para agir quando possíveis invasores tentarem algo contra a segurança do local.
3. Controle o fluxo
Saiba quem entra e quem sai do condomínio e determine os espaços e horários para cada um, principalmente para prestadores de serviço. Essa é uma maneira de fazer a fiscalização das atividades, mantendo um controle. Permita que apenas as pessoas autorizadas tenham o livre acesso.
4. Evite ficar em frente ao prédio sem necessidade
Ficar na parte de fora do prédio pode ser um chamativo para possíveis furtos e invasões, principalmente se você estiver com bolsa ou celular nas mãos. Por isso, é sempre importante aguardar do lado de dentro do portão ou, ao chegar, ser rápido em seu acesso. Isso evita possíveis dores de cabeça.
5. Observe a região antes de entrar ou sair
Antes de entrar ou sair do conjunto, tente observar se a região está movimentada ou tranquila para você sair sem preocupações. Sempre avise os vizinhos e funcionários de movimentações suspeitas — essa é mais uma forma de garantir a segurança em condomínios residenciais.
6. Implemente um controle de acesso em seu condomínio
Um controle de acesso, ou seja, um método de gerir o fluxo de entrada e saída das pessoas de um determinado ambiente, é uma opção indispensável para o condomínio. É necessário implementá-lo em todas as entradas disponíveis no local, como portarias e garagens.
O acesso biométrico, seja por reconhecimento facial, seja por impressão digital, é uma forma bastante segura a ser implementada na portaria para controlar o fluxo de pedestres. Também é possível instalar essa tecnologia nas cancelas de garagens para monitorar os carros. Só acessa o local quem tiver a permissão previamente cadastrada.
Como escolher o melhor método de segurança para o condomínio?
Isso depende de muitos fatores. A escolha deve ser de comum acordo entre todos os moradores. Para instalar o controle de acesso, vale escolher uma empresa correta e com experiência no mercado, como o CAaaS. O suporte e a manutenção após as implementações de segurança são essenciais.
Conheça os controles de acesso do CAaaS!
Agora que você entendeu a importância de garantir a segurança em condomínios residenciais, pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho de sucesso do CAaaS, que oferece soluções de acesso e trabalha com a locação de catracas para diversos ambientes.
Ainda, se quiser entender um pouco mais sobre a gestão de fluxo de pessoas em ambientes como clubes, empresas, escolas e academias, confira os demais conteúdos disponíveis no blog. Não perca!